Olá criativo!

Você já ouviu falar de design multisensorial?

tumblr_inline_nca8d1AbCs1sv6td2

Chega mais…

Quando você passa em frente de uma loja da Melissa, qual a primeira coisa que você percebe? Se você entende um pouco sobre motocicletas, como você sabe que tem uma Harley-Davidson passando na rua? Passarinho… que som é esse?

Esses são alguns exemplos de Design Multisensorial.

A proposta desse tipo de Design é ampliar a experiência do usuário com a marca. Muitas marcas utilizam-se dos sentidos para criar uma relação de proximidade com seus clientes. O Design Multisensorial é poderoso para criar uma espécie de vínculo emocional com o consumidor. No entanto, não existe a pretensão de manipular os sentimentos das pessoas, porque isso é antiético.

O ser humano sempre está em busca daquilo que vá satisfazer seus desejos e necessidades. Um medicamento, uma roupa, um aparelho de som, um veículo…  coisas são criadas para que sejam usufruídos por nós, e cada uma tem sua função. Nesse sentido, quando uma marca opta pelo Design Sensorial, ela tenta criar um vínculo mais forte entre o consumidor e a marca, para provocar satisfação. Obviamente, há interesses comerciais, mas não existe garantia de fidelização. Assim, muitas marcas se preocupam verdadeiramente com a experiência gerada pelo seu produto tanto quanto (ou mais) que os índices comerciais.

Isso é bacana né? Você já tinha pensado nisso?

nickmiller1

Olha como isso é interessante:

Você se lembra da sensação que certas memórias te despertam?
Quando você se lembra do cheirinho da comida da sua mãe ou da sua avó, o que isso te faz sentir?
Você consegue ainda lembrar do gosto de uma comida ou doce que não é produzido mais?
E quando ouve uma música que tocava há 10, 15 anos atrás… o que isso te faz lembrar?

Talvez agora você esteja entendendo onde o Design Multisensorial consegue chegar 😉 .

Ao evocar memórias, despertar diferentes sensações, uma marca pode ter uma cadeira cativa da vida do consumidor (Um abraço a todos aqueles que são órfãos do chocolate turma da mônica). Ou pode apenas criar momentos que serão eternizados na memória de muitos (Bê-a-bá… bê-é-bé… bê-i-biô-tônico fontoura) como fases da vida, momentos em família, lembranças de pessoas, de lugares, etc.

Agora é sua vez de contar pra gente: algum produto te desperta alguma sensação ou te lembra alguma outra coisa?

tumblr_n5yvy6aFDo1tq4of6o1_500

Até a próxima!